assessoria tributaria em santanaIndependente do tamanho de sua empresa, é extremamente importante que as questões tributárias estejam organizadas de acordo com as leis vigentes para evitar problemas fiscais.

As questões tributárias no Brasil são complexas, porque envolvem taxas, contribuições e impostos em esferas municipais, estaduais e federais. Além disso, esses tributos passam por atualizações e alterações constantemente.

Devido a complexidade das informações tributárias que precisam ser enviadas pelas empresas aos órgãos fiscalizadores, a terceirização da gestão administrativa tributária acaba se tornando uma estratégia inteligente.

Assim, o empresário poderá contar com uma equipe qualificada para a prestação de contas de sua empresa, evitando assim problemas fiscais que podem causar prejuízos financeiros que até mesmo inviabilizem a competitividade da empresa em seu setor.

Algumas das principais atividades da área tributária são:

 

  • Escrituração Fiscal

 

Toda empresa possui documentos fiscais, esses documentos devem ser lançados de modo que o fisco possa obter todos os dados relevantes para devida fiscalização.

Ou seja, toda empresa deve fazer a apuração e lançamento de impostos que precisam ser transmitidos à Fazenda.

Essa movimentação que deve ser informada é feita por intermédio da escrituração fiscal, independente do enquadramento fiscal da empresa, a escrituração deve estar em dia.

Porque a escrituração fiscal corresponde justamente ao registro de toda movimentação da empresa, e quanto mais essa movimentação for organizada menores os riscos de falhas na comprovação dessa documentação.

Existem 4 principais tipos de escrituração fiscal, são eles:

  • Escrituração de entradas e saídas
  • Escrituração de serviços prestados e tomados
  • Escrituração de conhecimentos de transportes
  • Escrituração de livro de movimentação de combustíveis

 

  • Auditoria Eletrônica de Declarações

 

Existem dois tipos de declarações que sua empresa deverá fazer para estar em acordo com as questões tributárias: declaração principal, que se refere ao pagamento dos tributos, e declaração acessória que se refere às obrigações fiscais de sua empresa além do pagamento dos impostos.

Realizar uma auditoria eletrônica nessas declarações é uma maneira preventiva de averiguar possíveis erros e falhas no processo da declaração.

Essas auditorias são de extrema importância para que antes da realização do envio de toda a documentação e pagamento dos devidos impostos, tudo dentro de sua empresa esteja devidamente organizado de modo que quando o órgão fiscalizador verifique as informações passadas pela sua empresa, tudo esteja de acordo com a realidade.

Assim, a fiscalização não encontrará falhas nas declarações evitando multas e encargos extras sobre as atividades de sua empresa, que poderiam refletir negativamente no seu faturamento.

 

 

  • Planejamento Tributário

 

Muitas vezes o empresário não sabe ou não percebe, que lhe é conferido o direito de estruturar seu negócio de maneira conveniente para que possa diminuir os custos com tributos.

Por isso, a assessoria tributária tem o papel importante de definir qual o melhor enquadramento fiscal para a empresa, e realizar um planejamento dos tributos que deverão ser pagos. Dessa forma, diminui-se os custos com os tributos mantendo a empresa legalizada e em dia com suas obrigações fiscais.

Outro aspecto interessante do planejamento tributário, é que você poderá se organizar melhor com relação às datas de pagamentos desses tributos, de modo que não pesarão tanto no capital de giro de sua empresa.

A esta altura, certamente você já percebeu a importância que a assessoria tributária tem em seu negócio, de modo que a consultoria administrativa de tributos se torne uma forma de economizar e enxugar os custos tributários de sua empresa.

Afinal, a questão tributária está intimamente ligada às questões que tangem a administração correta de seu negócio, por isso, até mesmo terceirização de serviços administrativos para o bom funcionamento das questões tributárias de sua empresa pode ser uma forma de te auxiliar a se manter crescendo de maneira competitiva em seu mercado.

Certamente ter uma equipe especializada assessorando a sua empresa garantirá mais qualidade no funcionamento das questões tributárias de sua empresa, tornando-a mais competitiva no mercado, uma vez que esta será uma empresa ciente de suas obrigações fiscais e tributárias, e que lidará com essas questões de forma racional e enxuta no que tange aos custos.

A administração correta dos tributos realizada por uma assessoria de profissionais especializados na área é uma forma de economizar com custos até mesmo trabalhistas em sua empresa, quando se terceiriza essa mão de obra.

Porque independentemente de ter uma equipe interna qualificada em sua empresa, é comum que pequenos erros aconteçam no que tange a administração tributária, porque as leis estão em constante atualização e nem sempre os profissionais que não são especializados em tributos conseguem acompanhar essas mudanças.

Caso você prefira não terceirizar, e contar com uma equipe interna, outra forma de economizar é contratar uma equipe externa para verificação dos detalhes tributários de sua empresa, mesmo quando já se tem funcionários internos que trabalham para mantê-la enquadrada nas leis vigentes.

Afinal, todos nós sabemos que a carga tributária no Brasil é uma das coisas que contribui para que empresas se desestabilizem e acabem fechando suas portas por falta de condições de oferecer bons serviços ou produtos, com um custo que possa ser pago pelos clientes e ainda assim ter toda a carga tributária embutida em seus serviços e produtos.

Por isso, ter um setor administrativo e tributário interno afiado e verificado constantemente por pessoas que são especializadas no tema poderá impactar positivamente na diminuição de custos da empresa.

Perceba que a assessoria tributária é fundamental não só quando se está passando por uma crise no pagamento dos tributos, mas antes mesmo de abrir a empresa, esse tipo de consultoria te guia para correto enquadramento fiscal, e isso deve constar no plano de negócios da empresa desde sua abertura.

Assim, desde a fundação da empresa você e seus sócios estarão economizando com a carga tributária incidente sobre suas atividades, e iniciando um negócio cheio de vantagens por estar devidamente legalizado.

Caso você já esteja procurando uma assessoria tributária para sua empresa em São Paulo, poderá contar com a qualidade dos serviços da Organ Assessoria Fiscal, mantenha contato com a empresa através do telefone: (11) 2538-3383 ou whatsapp: (11) 9 6611-3663.