assessoria trabalhista em santanaIndependente do tamanho de sua empresa, é importante que tudo que se refere aos funcionários esteja documentado e em ordem, desde a admissão até a rescisão contratual de cada colaborador.

Ter a documentação organizada de maneira correta, ou seja, de acordo com as leis e convenções de cada segmento empresarial mantendo os acordos com os sindicatos trabalhistas em dia, e de modo que o seu funcionário se sinta orientado e valorizado são questões importantes na relação patrão-funcionário.

Tudo isso são questões burocráticas, e que merecem a devida atenção para evitar problemas sindicais, multas, e demais problemas que possam causar um impacto financeiro negativo no seu negócio.

Por isso, contratar uma assessoria trabalhista pode inclusive ser mais em conta do que deixar que seu negócio se mantenha de forma desorganizada com relação às documentações do funcionário.

Como funciona a assessoria trabalhista?

A assessoria trabalhista atua diretamente no departamento pessoal da empresa, desenvolvendo atividades relacionadas a gestão dos colaboradores da empresa. Oferecendo orientações e gestão sobre benefícios, realizando auditorias, e principalmente trabalhando na gestão preventiva.

A contratação de uma assessoria é uma decisão bastante estratégica para a empresa, que passará a ser orientada sobre encargos, impostos, alterações nas leis de trabalho e contribuições que envolvem os colaboradores.

Essa orientação pode evitar que a empresa sofra problemas com relação aos colaboradores, como multas e processos trabalhistas, que acabam causando impacto negativo sobre o planejamento financeiro da empresa.

Alguns dos principais serviços de uma assessoria trabalhista são:

 

  • Apuração de folha de pagamento

 

Nas folhas de pagamento de funcionários, contam não somente informações como quanto o funcionário recebe, mas outros valores também podem estar presentes como: 13° salário, férias, INSS, IRRF descontado do salário, aviso prévio, valores de descontos relativos a transporte e refeição, e valor do FGTS incidente sobre o salário.

Outros valores que podem constar na folha de pagamento são: horas extras, adicionais noturnos e descanso semanal remunerado.

Portanto, ter uma apuração de quanto sua empresa está investindo em folha de pagamento, é essencial para avaliar os custos fixos da empresa, e principalmente verificar se a empresa pode arcar com novos funcionários caso necessite de mais mão de obra.

 

  • Acesso ao Holerite Online pelos colaboradores

 

A digitalização do holerite trás diversos benefícios não só para os colaboradores, como também para o empreendedor.

Com o holerite online, os funcionários passam a ter acesso a informações importantes sem a necessidade de recorrer aos recursos humanos da empresa.

A digitalização também evita que outros funcionários tenham acesso aos dados pessoais dos colegas, além de reduzir o gasto da empresa com impressão e utilização de papel.

Tendo os dados disponibilizados e com acesso online, diminui-se questões burocráticas quando um funcionário precisa comprovar seus recebimentos para adquirir bens ou até mesmo se aposentar.

O que proporciona mais agilidade a esses processos e conforto para o colaborador, que terá seus dados resguardados.

 

  • Auditoria eletrônica de declarações acessórias

 

A auditoria eletrônica permite que dados da empresa sejam cruzados, facilitando ao profissional que está realizando a auditoria a encontrar possíveis erros e falhas nas declarações realizadas pela empresa.

Quando falamos de declarações acessórias, tratam-se de obrigações impostas pela legislação que vão além do pagamento de impostos, como a escrituração, emissão de notas fiscais, e as declarações que são feitas a fiscalização seja estadual, municipal ou federal.

A declaração acessória tem mais o caráter de fornecer informações sobre a empresa para os órgãos fiscalizadores, de modo que eles possam acompanhar e averiguar se a empresa está atuando de forma legal.

Por isso, é interessante antes de enviar esse tipo de documentação, realizar uma auditoria na mesma, evitando o envio de documentos com erros que possam gerar problemas com os órgãos fiscalizadores.

 

  • Gestão de benefícios dos colaboradores

 

É de conhecimento geral, que os benefícios oferecidos por parte da empresa aos funcionários fazem com que o engajamento nas atividades laborais se torne maior, uma vez que o colaborador se motiva pelo recebimento dos benefícios.

A gestão correta de uma empresa na área contábil por sua vez, pode ser a chave para que a empresa enxugue custos e consiga oferecer aos funcionários benefícios melhores.

Ter um contador a frente as questões financeiras da empresa otimiza os custos, reduzindo tudo que é desnecessário podendo, portanto, essa verba ser investida na melhoria das condições laborais.

Essa gestão de benefícios se torna extremamente estratégica para o aumento dos lucros graças a motivação dos colaboradores.

 

  • Gestão preventiva de rotinas trabalhistas

 

Com a gestão preventiva pode-se verificar possíveis falhas nas rotinas trabalhistas, de modo que sejam corrigidas antes que esses pequenos erros causem problemas como acidentes de trabalho ou processos contra a empresa.

Essa forma de gestão gera mais economia e segurança para a empresa.

 

  • Auditoria de procedimentos e rotinas trabalhistas

 

Ao contrário do que se é praticado em muitas empresas, é essencial que sejam realizadas auditorias regulares, de modo que os procedimentos e rotinas trabalhistas possam ser melhorados constantemente.

Com isso, se evita que a auditoria só aconteça quando se percebe um desleixo ou problema maior nas questões referente às rotinas trabalhistas.

Com auditorias regulares se estará realizando uma prevenção, mantendo as questões trabalhistas adequadas para evitar reclamações trabalhistas, gerando uma economia incalculável para a empresa.

Todas as auditorias devem deixar um relatório de aperfeiçoamento para a equipe que lida diretamente com o departamento pessoal dentro da empresa, ao aplicar essas sugestões ficará mais fácil para a equipe interna do departamento pessoal lidar com as questões trabalhistas de forma mais organizada e adequada.

Para contratar uma assessoria trabalhista em São Paulo, qualificada e com experiência no mercado você pode manter contato com a Organ Assessoria Fiscal através do telefone (11) 2538-3383 ou whatsapp: (11) 9 6611-3663.

A Organ garantirá que sua empresa estará organizada e operando de forma regular para mais conforto e segurança de seus colaboradores, e evitando problemas com sua equipe fixa que possam lhe causar custos.

Contar com o apoio de uma assessoria trabalhista pode ser o diferencial que está faltando para impulsionar o crescimento de sua empresa.