importância da consultoria financeira santanaAs assessorias e consultorias financeiras têm sido cada vez mais requisitadas, não só por grandes empresas, as pequenas empresas e pessoas físicas têm reconhecido a importância de ter um profissional especializado para ajudar e até mesmo ensinar como lidar com suas questões financeiras.

Para entendermos melhor a importância de uma consultoria financeira, seja pessoal ou para empresas é preciso entender o que um assessor financeiro pode fazer por seus clientes, confira!

O que faz uma consultoria financeira para pequenas empresas?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é consultoria financeira empresarial, percebendo que um consultor é basicamente alguém externo que tem como objetivo diagnosticar um problema, analisar como resolver e auxiliar na implementação da solução.

Ou seja, uma consultoria financeira tem como objetivo melhorar a saúde financeira de uma empresa, independente de seu porte.

A consultoria irá ajudar o empresário melhorando a estrutura contábil da empresa e contabilizando todas as transações financeiras, de modo que o empresário passe a tomar decisões mais acertadas com base na análise dessas informações.

E como todos nós sabemos: melhores decisões significam maiores lucros e mais dinheiro para a empresa.

Quais os serviços mais comuns realizados por uma consultoria financeira?

 

  • Gestão especializada de contas a pagar e contas a receber

 

Esse serviço oferece ao empresário um maior domínio sobre como estão as questões financeiras da empresa.

As informações de quanto sua empresa está gastando para se manter aberta, e quanto ela está recebendo, são poderosas armas para investir corretamente os lucros da empresa visando seu crescimento, ou até mesmo cortar custos desnecessários e fazer ajustes financeiros para que as contas a receber sejam sempre valores superiores ao valor a pagar.

Também é importante perceber, que quando existe falha no controle de contas é possível que sua empresa deixe de pagar um fornecedor importante, ou deixe de cobrar um pagamento. E esses erros acabam impedindo o sucesso financeiro da empresa.

Além disso, a cobrança indevida pode gerar constrangimentos e processos por danos, causando prejuízos para a empresa.

 

  • Análise das conciliações bancárias

 

É comum em todas as empresas que ocorram alguns lançamentos indevidos, gerando irregularidades nos saldos bancários.

A conciliação será efetuada através da verificação nos registros de controle, e localização do possível erro.

Após a resolução a pendência resolvida deve ser identificada no registro contábil, onde serão lançados os dados referentes a regularização desta pendência.

 

  • Projeção e análise de fluxo de caixa

 

De maneira resumida e simples, a projeção de fluxo de caixa é uma forma de prever como ficará o saldo da empresa nos próximos meses.

Essa projeção é muito mais que somar lucros e subtrair dívidas, mas consiste em analisar diversos fatores que envolvem os recebimentos e despesas da empresa, para que a projeção seja o mais realista possível.

Assim, de posse de uma projeção real, o empreendedor pode avaliar como está a parte financeira de sua empresa e tomar decisões para mantê-la no caminho desejado.

 

  • Emissão de boletos e documentos de cobrança

 

Ter formas diversificadas de receber os valores devidos a sua empresa é uma excelente estratégia para que seus clientes se sintam mais à vontade e possam escolher a melhor forma de pagar. Aliás, essa é uma das vantagens de ter um empreendimento legalizado.

A emissão de boletos e documentos de cobrança, no entanto, é algo que precisa de uma atenção e cuidado especial na empresa, afinal, uma cobrança indevida além de gerar constrangimento para ambas as partes pode fazer com que seu cliente entre com um processo contra a empresa.

 

  • Relatórios gerenciais e financeiros

 

Esses relatórios servirão como um guia para que o empresário possa perceber quais aspectos da empresa se encontram em conformidade com o esperado e quais setores precisam de melhorias.

 

  • Contato direto com as instituições financeiras

 

O contato direto com as instituições financeiras permitirá que sua empresa negocie dívidas, realize investimentos acertados. Gerando melhores condições de negociação, e consequentemente mais competitividade para sua empresa.

Consultoria financeira pessoa física: o que é e como pode te ajudar?

Você já percebeu como a assessoria financeira é importante para manter uma empresa em dia com relação às questões financeiras, mas você sabe que existem consultores especializados em auxiliar pessoas com suas finanças?

Independente de ter uma empresa ou não, muitas pessoas acabam tendo problemas para administrar o que recebem e como consequência disso se endividam.

A consultoria financeira auxilia que você se organize com relação aos valores que recebe, de modo que seus custos de vida sejam inferiores ao valor total recebido.

Caso você esteja enfrentando um endividamento, o consultor poderá te orientar para que o pagamento do valor em questão seja facilitado, até mesmo renegociando dívidas, diminuindo assim o valor das prestações a serem pagas.

Outro aspecto muito interessante da consultoria financeira para pessoas físicas, é aprender com o consultor como investir parte de sua renda para garantir uma aposentadoria melhor, ou a realização de sonhos como a aquisição de um imóvel ou um carro.

Como funciona a contratação de uma consultoria financeira para pessoa física?

O consultor poderá cobrar do cliente de duas formas: honorários ou valor fixo. Tudo irá depender da necessidade do cliente.

Para que o processo funcione de maneira efetiva, alguns consultores costumam entrevistar seus clientes no que tange aos aspectos financeiros de sua vida: custos fixos, custos variáveis, desejos de consumo a longo prazo, entre outros.

Essas questões são essenciais para traçar um planejamento financeiro que seja adequado ao cliente, mapeando seu fluxo de despesas, observando oportunidades de economizar em suas contas fixas, e até mesmo observando o perfil do cliente de modo que possam ser realizados investimentos de acordo com esse perfil.

Afinal, se você sonha em comprar uma casa daqui 5 anos, não adianta realizar um investimento em que os lucros só poderão ser retirados após 10 anos do investimento inicial.

Todas essas questões precisam ser levadas em conta para que o consultor possa trabalhar todos os aspectos de sua vida financeira de maneira educativa e assertiva.

Para contratar uma equipe de assessoria financeira com anos de experiência de mercado e qualidade na prestação de serviço seja pessoal ou empresarial, mantenha contato com a Organ Assessoria Fiscal, através do telefone (11) 2538-3383 ou whatsapp: (11) 9 6611-3663.

A Organ atua em São Paulo e poderá fazer diferença na sua vida financeira.